CURSO: Avaliação de Risco a Saúde Humana no Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Utilização da Planilha de Cálculo da CETESB

DATA: 17 a 19 de setembro de 2014 - São Paulo - SP

OBJETIVOS DO CURSO:

Apresentar os fundamentos da avaliação de risco a saúde humana, considerando uma abordagem técnica atualizada e as principais metodologias para quantificação do risco a saúde humana e Concentrações Meta Aceitáveis (MCA). Contextualizar o tema dentro do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC), discutindo os conceitos e fundamentos teóricos sobre os documentos de referencia sobre o assunto.

Discutir os conceitos sobre a percepção do risco, encaminhando o debate sobre a aplicação prática e estudos de caso sobre o tema. Apresentar os conceitos da coleta, avaliação e validação de dados ambientais para aplicação em avaliação de risco à saúde humana em GAC.

Fornecer e discutir os fundamentos para elaboração e avaliação de cenários de exposição que trata de tópicos ligados aos processos que relacionam fontes de contaminação, receptores, caminhos de transporte e exposição e vias de ingresso, estabelecendo critérios para elaboração de unidades de exposição.

Encaminhar soluções para categorização e identificação de receptores humanos e a validação de caminhos de exposição, bem como auxiliar no desenvolvimento de fluxogramas de exposição.

Apresentar e discutir as equações e conceitos técnicos para quantificação das Doses Teóricas de Ingresso com base no cálculo das doses máximas razoáveis. Apresentar e discutir as equações e conceitos técnicos para quantificação e caracterização do risco carcinogênico e não carcinogênico. Apresentar técnicas para o gerenciamento do risco e avaliação de incertezas, bem como discutir problemas associados à análise de sensibilidade.

Apresentar e discutir as equações e conceitos técnicos para quantificação e estabelecimento de meta de intervenção. Apresentar técnicas para qualificação de estratégias de intervenção com bases em ações institucionais, de engenharia e de remediação.

Desenvolver estudos de casos reais com a utilização da Planilha de Calculo de Avaliação de Risco desenvolvida pela CETESB, abordando de maneira prática as diversas possibilidades de utilização desta ferramenta no GAC.

METODOLOGIA UTILIZADA

Proporciona participação ativa dos alunos e condições de se especializarem, mediante aulas expositivas e atividades, como exercícios de fixação, aulas práticas, estudos de caso, discussões técnicas específicas, visando à identificação de conhecimentos teóricos, técnicas específicas, procedimentos e padrões, estratégias, tecnologias e processos atualizados sobre o tema.

O Recurso audio-visual utilizado é baseado em apresentações técnicas específicas sobre o tema e vídeos de casos práticos durante a aula expositiva.

PUBLICO ALVO

Profissionais técnicos e especialistas ambientais atuantes no Gerenciamento de Áreas Contaminadas em empresas de consultoria e engenharia ambiental, órgãos públicos de controle ambiental.

DURAÇÃO                                                                                               

Carga Horária de Ensino Presencial: 24 horas

ACQUA CONSULTORIA
Rua Maria Curupaiti, 441 cj. 3023
CEP: 02452-001 - São Paulo - SP

11 3868-0726