Conferência em Tecnologia de Fundações - CTF 2013

TEMA: Estacas Hélice Contínua e de Deslocamento

DATA: 9 e 10 de agosto de 2013 - LOCAL: Campinas - SP

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA

A Engenharia de Fundações e a Geotecnia têm se expandido consideravelmente no panorama mundial. O desafio provocado pela necessidade de se executar obras cada vez mais arrojadas, econômicas e rápidas tem forçado o desenvolvimento de pesquisas e a criação de novas técnicas que atendam às demandas do mundo moderno. Também pode ser citada a necessidade de se encontrar soluções para enfrentar os desafios impostos pelo crescimento, quase sempre desordenado, dos grandes centros urbanos. Tais problemas têm requerido a expertise de profissionais da engenharia geotécnica/fundações no conhecimento mais profundo e realista de seus aspectos teóricos, científicos, e prático-experimentais. Além desses fatores, o Brasil depara-se atualmente com a necessidade crescente de geração de recursos humanos para o trabalho (técnicos e engenheiros) em engenharia geotécnica e de fundações, de forma a atender a tão necessária demanda de profissionais para o mercado nacional.

Cabe, portanto aos órgãos de classe, às associações técnicas, e à academia, com intensivo apoio da indústria, auxiliar no encaminhamento deste importante debate, dando um norte ao mesmo e abrindo espaço a uma democrática troca de idéias e difusão de conhecimento. É imbuído deste espírito que a Comissão Técnica de Fundações da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos, em parceria com agentes de relevância da Engenharia de Fundações nacional, convida os interessados a participar da 1ª. Conferência em Tecnologia de Fundações (CTF2013) a se realizar em 9 e 10 de agosto de 2013 na Unicamp, na cidade de Campinas – SP. Nesta ocasião os participantes terão a oportunidade de interagir com os mais renomados profissionais da área de fundações, seja através de apresentações de cunho teórico ou prático, ou seja através dos cursos especialmente programados para o evento, cursos estes que trazem a experiência de colegas estrangeiros e brasileiros em assuntos de relevância para a prática nacional. Adicionalmente programa-se uma mesa redonda com a direta integração dos apresentadores e dos delegados presentes, para discussão das questões mais prementes da atualidade nesta área do conhecimento, no âmbito do desenvolvimento, do uso produtivo e otimizado, dos custos e dificuldades operacionais, do ensino e pesquisa, e da contínua melhoria das técnicas executivas e de projeto particularmente em obras de fundações com estacas do tipo Hélice Contínua e de Deslocamento.

Convidamos assim todos os interessados a se inscreverem, a participarem e a divulgarem este evento, que se constituirá em um marco inaugural para conferências de curta duração constituídas sob a égide de Comissões Técnicas da ABMS.

Renato P. Cunha
Presidente da Comissão organizadora



Patrocinadores

Cota máster


Cota plus


Cota divulgação


ACQUA CONSULTORIA
Rua Capitão Messias, 51
CEP: 05004-020 - São Paulo - SP

11 3868-0726