SEMINÁRIO NACIONAL DA RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO

DATA: 17 de setembro de 2015 - LOCAL: São Paulo - SP

Palestrantes


CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO

Relatório Setorial – Setor da Reciclagem de RCD
Palestrante: Hewerton Bartoli - Abrecon

Hewerton Bartoli, formado em administração pela PUC Minas com MBA em Construção Civil pela FGV SP. Fundador e presidente da ABRECON, atua nas áreas de demolição, gestão e reciclagem de resíduos de construção civil há 6 anos. Conduz o próprio negócio, a R3ciclo, empresa especializada em britagem de rocha e RCD, consultoria em PGRCC, demolições sustentáveis e remoção de amianto em todo o Brasil.

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, é Vice-Presidente do SindusCon-SP, formado em Engenharia Civil (POLI/USP), Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP) e com pós graduação em Economia (FGV). Diretor Executivo da DOX Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Imobiliário e Membro dos Comitês de Tecnologia e Qualidade e de Meio Ambiente do SindusCon-SP.

JASON HAUS
CEO DA DEM-COM E VICE-PRESIDENTE DA CDRA

A Dem-Con Companies, fundada em 1965, tem grande reputação nos EUA., com operações de plantas de recuperação e reciclagem de resíduos de construção civil e aterros de inertes.

É vice-presidente da CDRA – Construction and Recycling Association – que promove e defende a reciclagem de mais de 325 milhões de toneladas de RCD – Resíduos de Construção e Demolição - anualmente. Representa um grupo diversificado de empresas e agências membros das muitas disciplinas de reciclagem de materiais e especialidades da indústria ativos nos Estados Unidos e em outros países.

Leonardo Miranda

Engenheiro Civil, Professor da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Materiais de Construção Civil pela Escola politécnica da USP. Consultor técnico nas áreas de gerenciamento, reciclagem e aplicação de resíduos de construção em canteiros de obras, análise de viabilidade econômica e gerenciamento de usinas de reciclagem de resíduos de construção, desenvolvimento e implantação de controle tecnológico de produtos com agregados reciclados. Foi gerente de produção entre 2005 e 2006 da Urbem Tecnologia Ambiental. Já desenvolveu estudos de viabilidade econômica para diversas cidades do país. Fabricou e desenvolveu equipamentos para reciclagem de resíduos. Desenvolve pesquisas com agregados reciclados para diversas aplicações: argamassas, blocos, pavimentação, revestimentos asfálticos. Possui cerca de 40 artigos publicados sobre o tema.

Hélcio da Silva Maia Filho
Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental

Registro Profissional; CRA-RJ n°. 03-02665
Atividades Desenvolvidas;
1 - Presidente da Associação dos Aterros de Resíduos de Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro - ASSAERJ
2 - Conselho Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro:
- Membro efetivo da Câmara Setorial Permanente de Gestão de Resíduos;
- Membro efetivo da Câmara Setorial Permanente de Licenciamento e Fiscalização Ambiental;
- Membro efetivo da Câmara Setorial Permanente da Bacia Drenante da Baia de Sepetiba.
3 - Participante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro.
4 - Participante da Comissão de Meio Ambiente e Relações com Concessionárias do CRÃ-Rio.
5 - Participante da Frente Parlamentar de Apoio a Reciclagem (Brasília).

Silvia Rolim

Engenheira Química pela Faculdade Oswaldo Cruz e especialista em Gestão Ambiental pela USP, trabalha há mais de 15 anos na área técnica da Plastivida. Coordena o comitê técnico da entidade, participou de todo o processo de elaboração do edital de chamamento bem como da elaboração do Acordo Setorial de Embalagens para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e participa de vários grupos de trabalhos na área de Meio Ambiente.

Élcio Careli

Economista formado pela Universidade de São Paulo (USP) Mestre em tecnologia ambiental pelo Centro Paula Souza – SP, Co-autor do Manual de Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil publicado pelo Sinduscon/SP, professor do curso de Gestão Integrada de Resíduos da Construção Civil e Operação de Usina de Reciclagem de Entulho da Abrecon.

Daniel Ohnuma
GERENTE DE OBRAS SUSTENTÁVEIS DO CTE

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Engenharia de Construção Civil pela Escola Politécnica da USP. MBA em Gestão da Sustentabilidade pela Fundação Getulio Vargas. Auditor Líder ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente) e SA 8000 (Responsabilidade Social). Consultor qualificado pelo GRI ­ Global Reporting Initiative (Sustentabilidade Empresarial). Especialista em Construção Sustentável e Certificação de Empreendimentos e Obras LEED e AQUA. Gerente de Obras Sustentáveis do CTE.

SÉRGIO ÂNGULO
COORDENADOR DO CB-18 - Comissão de Estudos de Agregados Reciclados de Resíduos Sólidos da Construção Civil

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (1999), mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2000), doutorado (2005), pós-doutorado em Eng. Minas (2006), e pós-doutorado pela Bauhaus Universität Weimar (2007). Atuou como pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2008-2012). Atua hoje como docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em regime de dedicação exclusiva. Especializado em gestão de resíduos da construção, tecnologia de reciclagem e desenvolvimento de materiais de construção.

Anielle Guedes

Anielle Guedes, 22 anos, é uma jovem empreendedora preocupada em criar e desenvolver soluções tecnológicas que tenham foco social, como é o caso da CIS Transporte (mobilidade urbana) e a Urban3D (impressão em 3D para construir moradias de baixo custo). Estudou Física e Economia na Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Produtos e Cadeias Produtivas Sustentáveis pelo Instituto Europeu de Design e Tecnologias exponenciais, aplicadas aos desafios globais na *Singularity University* da Califórnia (EUA). Foi residente do Núcleo de Empreendedorismo da USP.

AGUINALDO LEITE

Formado em Direito, é especialista em Direito Público administrativo e constitucional, marketing político, planejamento estratégico, gestão de crise e construção de cenários políticos. Ocupou cargos políticos como assessor na Câmara Municipal de Jundiaí, Chefe de gabinete na Câmara dos Deputados, com participação ativa nas discussões da Política Nacional de Resíduos Sólidos nas Comissões do Congresso Nacional tendo atuado ainda como Secretário de Governo do município de Porto Feliz. Desde janeiro de 2013 é o secretário de Serviços Públicos de Jundiaí, responsável pela elaboração e implantação do Plano Municipal de Saneamento e de Resíduos Sólidos e ainda é secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário (CIAS). Especializado em Gerenciamento de Contratos de Parcerias-Público-Privadas de serviços de saneamento, pela London School of Economic and Political Science.

Lilian Sarrouf

Mestre em Gestão Integrada Meio Ambiente e Saúde do Trabalho pelo Centro Universitário SENAC; Engenheira Civil pela Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia; Administradora de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Mackenzie;
Coordenadora técnica do COMASP – Comitê de Meio Ambiente do SINDUSCON-SP – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de SP e do Programa Construção Sustentável da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção,
Coordenadora pelo SindusConSP do Grupo de Trabalho do SIGOR – Sistema Estadual de Gerenciamento online de Resíduos Sólidos – Módulo Construção Civil,
Atua como consultora em gestão estratégica, gestão da transformação organizacional, gestão da qualidade e meio ambiente no setor da construção civil.
Docente no curso MBA Executivo da Construção Civil da Fundação Getúlio Vargas e no curso de Pós Graduação em Construção Sustentável e Certificação em empreendimentos imobiliários do SENAC SP

Levi Torres

Graduado em administração em São Paulo, foi presidente da empresa júnior Radial, Liderou por dois anos a associação do setor de reciclagem de óleos e gorduras vegetais e produção de biodiesel. Em outubro de 2010, idealizou e foi o principal responsável pela fundação da ABRECON - Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, a qual é coordenador, participando ativamente de comitês e grupos de trabalho que defendem o interesse do segmento de RCD. É atual secretário do CB-18 - Comitê Brasileiro para revisão da norma técnica da ABNT para aplicação de agregado reciclado.

Fabio Pozzer Rosa
Coordenador de Obras Sustentáveis do CTE

Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestre em Edifícios Inteligentes e Construção Sustentável pela Asociación Nacional para La Vivienda Del Futuro (ANAVIF) em Valencia-ES. Mestre em Habitação: Tecnologia na Construção de Edifícios, ênfase em Controle de Erosão e Sedimentação em Sistemas de Drenagem Provisória de Obras, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT. Responsável por coordenação e implementação de práticas sustentáveis em obras.

Moderadores

Pierre Tamer Ziade

Vice-Presidente da Abrecon
Diretor Titular Adjunto do Comitê Acelera FIESP
Diretor do Departamento da Industria da Construção Civil da FIESP
Sócio-Diretor da Eco-X Usina de Reciclagem de RCD Ltda
Engenheiro Civil

Salo Carlo Abdulmacih
Brasileiro - Casado - 66 anos - Administrador de Empresas

Iniciei minhas atividades profissionais em 1967 na ITORORÓ VEÍCULOS E PEÇAS distribuidor da GM como auxiliar administrativo e sai em 1979 como Gerente de Vendas.

Neste mesmo ano assumi a Função de Diretor Comercial na STARVESA pertencente ao grupo DISBRASA também distribuidores GM, trabalhando na função de Coordenador em várias empresas do grupo saindo em 2001.

No ano de 2002 assumi a função de Diretor Comercial na ALPHA TREVO AUTOMÓVEIS LTDA. ficando até o ano de 2010 quando assumi a função de Diretor na RG SERVICE LTDA. empresa de logística voltada para recebimento, preparação e entrega de veículos importados, contratada pelo grupo CAOA/ HYUNDAI, saindo EM 2012.

No ano de 2013 me tornei sócio da URBEM TECNOLOGIA AMBIENTAL.

ACQUA CONSULTORIA
Rua George OHM, 230 - torre A - 19º andar
CEP: 04576-020 - São Paulo - SP

11 3056-6000