Jornal do 8º Fórum Mundial da Água
Edição #4 21 de março de 2018

Declaração ministerial busca ação decisiva sobre a água

A Declaração Ministerial do 8º Fórum Mundial da Água intitulada “chamado urgente para uma ação decisiva sobre a água” foi aprovada nessa terça-feira (20), durante sessão no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O documento é fruto dos debates entre Ministros e Chefes de Delegação de mais de 100 países.

Leia mais
  • Conferência de magistrados irá propor referência global para decisões sobre a água

    Na tarde de terça-feira (20), ocorreu a continuidade da Conferência de Juízes e Promotores no Fórum Mundial da Água, no Centro de Confederações. Por meio do membro que já foi presidente da Suprema Corte da Argentina, Ricardo Lorenzetti, os presentes no painel foram informados da produção do primeiro documento oficial feito por juízes de quase todos os estados do mundo, sobre a água: o Instituto Judicial Global. O documento tem como objetivo padronizar as questões judiciais que envolvam o direito ambiental e mais especificamente, aspectos relativos à água.

  • Garantir o acesso sustentável à água e ao saneamento ainda é desafio entre países

    Quanto custa realizar ações financeiras sustentáveis em sistemas de água e saneamento levando em conta o contexto das populações mais vulneráveis? Esse foi o tema da sessão “Água como direito humano: implementação de ferramentas e estratégias institucionais e de financiamento sustentável”, realizada na manhã dessa terça (20), durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília.

  • Água pode transformar tensões regionais em parcerias para o desenvolvimento

    No mundo, 90% da população depende de recursos hídricos transfronteiriços, mas ainda há muitas controvérsias sobre as políticas ideais para equilibrar o compartilhamento da água. O assunto foi discutido no painel “Água transfronteiriça: transformando tensões potenciais em parcerias para o desenvolvimento regional”, nesta ter-feira (20), no 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília (DF).

Painel discute água para produção de alimentos

Água para agricultura e produção de alimentos foi um dos painéis da manhã desta terça-feira (20), no 8º Fórum Mundial da Água, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Os debates abordaram tecnologias para ampliar a produtividade na agricultura, uso eficiente da água na produção agrícola e alimentar, além da resolução de conflitos entre usuários de água (urbano, industrial, ecologia, agricultura).

Leia mais