Jornal do 8º Fórum Mundial da Água
Edição #5 22 de março de 2018

Instituto Global do Ministério Público vai facilitar coleta de dados de crimes ambientais no mundo

O Instituto Global do Ministério Público, também chamado de Declaração de Brasília, foi lançado nessa quarta-feira (21). O evento ocorreu no último dia da Conferência entre Juízes e Promotores dentro do 8º Fórum Mundial da Água, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Leia mais
  • Autoridades locais e regionais lançam chamado à ação sobre água e saneamento

    Autoridades locais e regionais reunidas na manhã desta quarta (21), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, lançaram o “Chamado para Ação de Governos Locais e Regionais sobre Água e Saneamento de Brasília”. O documento é fruto dos debates ocorridos na 5ª Conferência de Autoridades Locais e Regionais pela Água, realizada nos dias 20 e 21 de março, durante o 8º Fórum Mundial da Água.

  • Ampliar participação social na gestão hídrica é um desafio de todos

    Quando se trata de gestão de água, há muitos atores interessados em participar do processo para desenvolver estudos de viabilidade e buscar soluções inovadoras e eficientes para a conscientização do uso racional do elemento mais vital para a humanidade. Esse desafio foi apresentado hoje (21), no painel “Envolvendo todos por meio de um processo voltado para os interessados” do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece até sexta-feira (23), em Brasília (DF).

  • “É preciso avançar nas tecnologias de reúso de água”

    O conceito de reúso de água já é considerado como uma necessidade do presente. Mas será que a população está preparada para aplicar esse tipo de inovação? O 8º Fórum Mundial da Água contou com um painel para responder a essa questão na tarde de hoje (21), “Tecnologia de reúso: podemos lidar com inovações?”. O maior evento de recurso hídricos do mundo acontece em Brasília (DF) e oferece atividades com temas focados na conscientização do uso racional da água.

Investir em saneamento não é opção, mas necessidade

Melhorar investimentos e recursos financeiros para promoção do saneamento básico. Esse foi o tema do painel “Como aumentar investimentos em saneamento e gestão de efluentes?”, realizado na terça-feira (20), durante o 8º Fórum Mundial da Água.

Leia mais
Participação popular e soluções verdes são chaves para adaptação a mudanças climáticas

A água doce foi reconhecida como prioridade da Agenda Global das Mudanças Climáticas e medidas de adaptação estão sendo implementadas em várias partes do mundo. Na sessão “Não reinvente a roda: aproveitando ao máximo medidas de adaptação bem sucedidas”, nesta terça-feira (21), representantes do Brasil, Canadá, China, Estados Unidos e Bulgária destacaram a importância da informação qualificada e participação da população para o sucesso das iniciativas.

Leia mais
Gestão participativa das águas em debate no Fórum Cidadão

A Vila Cidadã, espaço gratuito do 8º Fórum Mundial da Água, receberá na Arena, a partir das 9h, a Roda de Conversa "Gestão Participativa das Águas – o papel dos Organismos das Águas". A evolução da participação popular na administração e o papel dos organismos de bacias serão motes do diálogo.

Leia mais