Jornal do 8º Fórum Mundial da Água
Edição #6 24 de março de 2018

Encerramento traz resultados dos debates e passagem da bandeira para o Senegal

A cerimônia de encerramento do 8º Fórum mundial da Água foi marcada pela comemoração e pelo sucesso da edição brasileira do evento, que aconteceu em Brasília, de 17 a 23 de março de 2018. Após apresentação de resultados, entrega do prêmio Quioto e dos pronunciamentos das autoridades, foi feita a passagem da bandeira do Fórum mundial da Água para a comitiva do Senegal, onde será a edição de 2021. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães nessa sexta-feira.

Leia mais
  • Expo e Feira mostram experiências, soluções e conscientizam a população sobre o uso da água

    O 8º Fórum Mundial da Água já recebeu mais de 74 mil pessoas desde sábado (17). Empresas, organizações e países tomaram conta do pavilhão da Expo e da Feira, localizadas no Estádio Nacional Mané Garrincha. Ao todo, 94 estandes, de 19 países, mostram o que empresas, organizações e países têm feito para promover o uso da água.

  • Público lota Vila Cidadã no último dia de atividades

    A manhã desta sexta (23), último dia de atividades do 8º Fórum Mundial da Água, foi de Vila cheia. O público lotou o local para aproveitar as rodas de conversa, oficinas, exibições de filmes, além de diversas outras atividades preparadas para trazer experiências inovadoras e colocar o público em contato com o tema água em suas diversas formas.

  • Festa e alerta no Dia Mundial da Água

    No quarto dia do Fórum Mundial, foi realizado um painel para celebrar o 25º Dia Mundial da Água. Teve “parabéns pra você”, brincadeira com especialistas respondendo perguntas relacionadas ao tema e a plateia às gargalhadas. Mas o momento também foi de reflexão. A celebração abordou a evolução no tratamento da água e o que pode ser feito para evitar o desperdício ou para aprender a reutilizá-la de forma higiênica.

Resultados do Processo Cidadão foram apresentados nesta sexta-feira

No último dia do evento, na Vila Cidadã, a Comissão do Processo Cidadão (Lupércio Ziroldo, Iman Abd El Al, Taciana Leme, Mathilde Saada, Suraya Modaelli, Alice Dentener, Nidal Salim e Asma Bachikh) fez o balanço dos resultados alcançados com o Processo Cidadão.

Leia mais
A nova agenda de desenvolvimento: os desafios para a implementação do ODS-6

“Precisamos olhar para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela lente dos direitos humanos, e estamos correndo risco de, ao longo do caminho de implementação, diminuir o peso dessa abordagem. Não podemos deixar que isso aconteça”, alertou Leo Heller, relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre água e saneamento, na abertura da sessão "A nova agenda de desenvolvimento: os componentes regionais para a preparação da implementação do ODS-6 e o alcance das metas vinculadas a esse objetivo", que reuniu especialistas do Brasil, Portugal, Ásia e América Latina na quinta-feira (22).

Leia mais
Pobreza urbana e água: painelistas debatem soluções para avançar no fornecimento de água e saneamento

O acesso à água e ao saneamento em comunidades de baixa renda requer o enfrentamento de diversos desafios, bem como a busca por novas soluções para que as metas sejam atingidas até 2030. As mudanças necessárias passam pelo envolvimento da comunidade no processo de construção de alternativas, mobilização de recursos suficientes, integração de novas tecnologias e fontes de energia, além de parcerias com os diversos atores para construção de um modelo sustentável.

Leia mais
Gerenciar a qualidade da água requer investimentos de longo prazo, aponta painel do 8º Fórum Mundial

No Dia Mundial da Água, o 8º Fórum Mundial abordou políticas de gestão da qualidade da água, no painel “Soluções políticas emergentes para a gestão da qualidade da água das nascentes aos recifes”. O maior evento sobre recursos hídricos já recebeu mais de 56 mil pessoas com o mesmo objetivo, conhecer ideias inovadora e compartilhar experiências, em busca de melhorar o cenário da água, além de contribuir ao uso racional do elemento mais importante à vida.

Leia mais